sábado, outubro 15, 2005

Ultra AP (Armored Patrol)


O corpo de fuzileiros navais americano (Marines) mostrou um conceito de veículo blindado para ser usado por patrulhas que pretendem passar por estradas onde o Hummer já está sendo caçado.

Chamado de Ultra AP (Armored Patrol), o conceito foi desenvolvido baseado em novas tecnologias disponíveis para proteção contra armas e minas, usando blindagem tradicional e com novos materiais. O veículo foi projetado pela the Georgia Tech Research Institute com apoio financeiro do equivalente ao Ministério da Marinha americano.

Usando chassi exclusivo e motor a diesel de alta potência o conceito possui grande altura livre do solo, uma cabine alta com superfícies inclinadas para cima dando maior proteção aos disparos vindos debaixo ou do nível da rua. Se você olhar com atenção verá uma série de acessórios externos e prateleiras onde pode-se levar tralhas ou sacos de areia que atrapalham mais ainda os impactos, principalmente de RPGs anti-tanque. Nota-se um escapamento altíssimo na traseira mais nenhuma entrada de ar com snorkel para a respiração do motor.

O motorista fica numa posição central, os outros 3 soldados ficam sentados um de costas para o outro: cada um dos quatro olha para um lado.

Um dos destaques desse conceito é ter uma cabine de “sobrevivência”, como já encontrada de forma semelhante em alguns helicópteros e aviões de combate: numa grande explosão ela se solta do veículo e sai rolando por aí, dissipando a onda de choque.




Lugar para o motorista e mais quatro soldados




Nenhum comentário: