quinta-feira, outubro 27, 2005

O futuro dos jornais está na internet, diz Bill Gates

“Em cinco anos, metade das pessoas que hoje lêem jornais impressos migrarão para as páginas de notícias da internet”, previu o co-fundador da Microsoft, em entrevista ao jornal francês Le Figaro.

Em entrevista ao jornal francês Le Figaro, Bill Gates disse estar convencido de que, em cinco anos, metade das pessoas deixarão de lado os jornais impressos para ler as notícias de seu interesse em sites da web. Ele acredita também que o futuro dos livros está em sua distribuição no formato digital.

“A qualidade e navegabilidade das páginas online dos jornais será crucial para os meios de comunicação impressos. Os jornais e editoras de livros devem cuidar dessa área, caso contrário perderão leitores”, ele alerta.

Gates revelou ao Figaro que usa a internet para ler vários jornais e quando se depara com um artigo interessante, mas extenso, guarda-o em seu Tablet PC para lê-lo mais tarde.

Sobre a compra da empresa de telefonia pela internet Skipe, pelo site de leilões eBay, o co-fundador da Microsoft acha que foi um bom investimento, mas ressalva que “estamos vivendo um momento parecido com o dos anos 90, em que muitos negócios de internet quebraram por falta de planejamento.

Gates falou ainda sobre o computador de 100 dólares que será lançado em novembro pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Para ele, “um PC que precisa ser ‘alimentado’ durante dez minutos poder funcionar não fará sucesso. A questão do PC mais barato não reside no preço dos materiais, mas no preço de sua conexão à internet”.

Sobre o rival Google, ele esclareceu que “a filosofia deles é organizar toda a informação existente no mundo. A Microsoft não pretende fazer isso. Nosso objetivo é criar as ferramentas para que outras empresas possam realizar essa tarefa. Queremos ser melhor que o Google, sim, mas na busca de dados online”.

Nenhum comentário: