sexta-feira, setembro 16, 2005

De como educar os filhos no Brasil

Filho: Por que eu tenho que ir à escola pai? Aquilo é um saco!

Pai: Para zuar um pouquinho, ver os amigos, conhecer moças bonitas...

Filho: Meus colegas dizem que os pais deles insistem na opinião de que eles vão lá para aprender...

Pai: Filho, veja bem, lá você não vai aprender nadinha. Vão lhe dizer um monte de coisas que não tem valor nenhum, e na maioria das vezes, tudo do pior modo possível...

Filho: Mas por que os pais dos meus colegas não falam isso pra eles?

Pai: Porque eles não sabem. Eles se educaram nisso aí. Eu estudava por fora na faculdade, e ia pra lá para conseguir o diploma sem maiores problemas.

Filho: Vou à escola para conseguir o quê, então?

Pai: Para conseguir se formar e estar autorizado a ir a uma universidade, para poder atuar numa profissão mais alta do que a de quem não tem diploma. Só vai adquirir a autorização social, não tem nada a ver com aprender.

Filho: Por que não deixam as pessoas fazerem vestibular mesmo sem formação na escola? Ué, se passarem estarão com condição de ir à universidade! Não é?

Pai: Não, não é filho. Aliás, deveria ser por aí mesmo, mas o vestibular não avalia direito, então precisam garantir por meio de uma papelada enorme que o sujeito está apto. Apto estará ele para dizer um monte de abobrinhas e para pensar tudo errado. Isso é interessante para os que governam a cultura (e por tabela, tudo o mais), pois ensinam o que querem e do modo que quiserem. Aqueles que confiam a educação dos filhos a isso aí não sabem nada. Aprender mesmo, só em casa com os professores que a gente escolher.

Filho: Mas eu não estou numa das melhores escolas?

Pai: Ora, numa das melhores para zuar, ver os amigos..!

Filho: Eu não consigo entender o que os meus colegas fazem no tempo em que eu estudo com os professores que o senhor escolheu, e no tempo em que treino artes marciais?

Pai: Assistem a televisão, jogam no computador, brincam, lêem gibis, apurrinham os pais, jogam futebol e outros esportes similares, torcem para seus times etc.

Filho: Mas, isso deve ser chato pra burro, né?

Pai: E é. Pena que eles não sabem fazer outra coisa. Não podem nem vislumbrar o alcance de seu horizonte de consciência.

Filho: Isso eu já percebi, pai! Por isso, não conseguem entender que a escola é imprestável, que não tem nada a ver com o ensino, embora considerem-na uma chatice. Pensam que sabem ler e escrever, mesmo não entendendo nada do que lêem. Escrevem tudo errado. Esquecem que logo vão precisar de estudo para seu sustento físico, mental e espiritual e se encontrarão vazios disso no futuro!

Pai: É isso. Mas, não só no futuro... Já são vazios.

Desenvolva a idéia de aprender algo com sujeitos aptos a lhe ensinar algo de valor. E também o auto-didatismo. Atente ao fato de você poder se tornar um oásis em meio a tanta incompreensão e vulgaridade. Coragem! Talvez, consiga sair daqui algum dia, e ir a um lugar onde valorizem mais a Sabedoria. Mas tenha sempre em mente que o ponto de apoio deve estar em você mesmo e em Deus, e não em um lugar ou em uma pessoa.

Filho: Que baita “responsa”...

Pai: É isso que nos faz humanos. Senão poderíamos ser como os cães, não haveria necessidade de tanta parafernália. Seus professores querem lhe ensinar um monte de coisas, pra um dia você trabalhar, ganhar uma graninha, sustentar sua família, e ser tão chato, burro, hedonista, melancólico como eles. Isso é uma animalidade mais sofisticada.

Filho: Só falta aos professores e aos alunos irem de quatro às aulas! Ahahahah Estudar para depois só comer, se distrair, dormir, trepar, trabalhar amargamente, Blergh....!!! Era melhor nascer como um esquilo, tartaruga, tigre, macaco..!

Pai: Está aprendendo...!

Para saber mais, há um site deveras elucidativo: http://homeschoolinformation.com/


original: http://belprob.blogspot.com/2005/09/de-como-educar-os-filhos-no-brasil.html

2 comentários:

Karina disse...

Até concordo que a escola existe para vc ir e zuar com os amigos, etc. Mas vamos dar um crédito, pelo menos eu aprendi um pouco lá... se bem que eu acho que esqueci... :-P
AHahahahAHAHahaha

bjosss

Unknown disse...

Hahahahahhahaha...
era de se esperar... rsrs