quinta-feira, junho 21, 2007

A vida imita a arte?

Na opinião do Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos, sim. O órgão convidou um grupo de escritores de ficção científica para auxiliar o governo na guerra contra o terror. Como? Fazendo com que o grupo tente prever todo tipo de “idéia maluca” que os terroristas possam ter, assim como tentar adivinhar qual será a reação das pessoas nestas situações.

Para entrar no grupo, chamado de Sigma, o candidato, além de escrever livros de ficção, precisa ter um doutorado em alguma área técnica. Entre seus membros estão Jerry Pournelle, Arlan Andrews, Greg Bear, Larry Niven e Sage Walker. Para eles, diz o jornal USA Today, não existe uma “situação impensável”.

O especialista em segurança Bruce Schneier já há algum tempo ridiculariza as tentativas do governo norte-americano de tentar adivinhar o que vai ocorrer, principalmente quando prevê coisas absurdas e que seriam melhor aplicadas por um estúdio de Hollywood do que terroristas. Schneier inclusive promoveu um concurso que escolheu a ameaça terrorista que mais se parecia com um roteiro de filme. Centenas de pessoas participaram, e o prêmio foi uma cópia autografada de seu livro Beyond Fear (”Além do Medo”).

É simplesmente impossível prever todo tipo de ataque. E quem ataca pode facilmente observar as fraquezas de seu alvo e aplicar um golpe que não foi previsto. Considerando-se a fértil imaginação destes escritores, é provável que as coisas mais simples sejam esquecidas, e ataques complexos e difíceis de serem executados ganhem uma atenção que não merecem.

Uma idéia melhor, como diz Schneier, é investir em inteligência e investigação, descobrir quem são os terroristas e como eles conseguem dinheiro, além de preparar melhor as equipes de resgate e emergência para diminuir o impacto de qualquer que seja o próximo ataque.

fonte: http://linhadefensiva.uol.com.br/blog/2007/06/a-vida-imita-arte/

Nenhum comentário: