sábado, junho 23, 2007

Paintball Temático


"Isso é o máximo que você pode fazer?" O soldado grita insultos ao inimigo enquanto disparos rápidos, vindos de um bosque vizinho, atingem a torre de madeira que lhe foi ordenado proteger. Um segundo soldado determina que um grupo se posicione por trás do posto de vigilância, de dois pavimentos; agachado a um canto, um paramédico de no máximo 15 anos grita, com a voz trêmula, que está pronto para tratar as baixas.



O ataque ganha intensidade. Agora, os mutantes geneticamente modificados para se tornarem mais fortes estão disparando tiros de canhão. Repentinamente, um foguete atinge a guarnição. A morte surge na forma de um pequeno ovóide.

"Estamos mortos", grita Davi Velazquez aos seus colegas humanos, muitos dos quais nem perceberam o ataque com foguete. "Estamos todos mortos!" Isso significa que o grupo tem de esperar 10 minutos para começar de novo. A guerra é um inferno.

Ao longo de um final de semana recente, cenas como essa foram repetidas muitas vezes. Efígies de helicópteros eram derrubadas, tanques destruídos e esquadrões devastados. A tinta amarela de paintball escorria pelas ruas. Quase 400 jogadores compareceram ao Dark Angel, um jogo de paintball de 26 horas de duração baseado, em parte, na série de TV homônima, e que tem por cenário uma parte da Virgínia mais conhecida por batalhas da guerra civil americana do que pela guerra entre os transgênicos e o culto da procriação.

"A maior parte das pessoas ainda quer brincar de soldado", disse Ronn Stern, um dos proprietários da SplatBrothers Paintball, que organizou o evento em seu parque de 37 hectares em Prince George, ao sudeste de Richmond. Mas jogos como este diferem um pouco do paintball comum. Eles têm temas - batalhas militares, invasões alienígenas, guerras entre cartéis de drogas, disputas entre espécies em uma versão distópica do futuro -, e os jogadores não vencem simplesmente acertando tiros nos adversários.

Eles precisam realizar missões complexas, como no caso de Dark Angel, no qual os seres humanos precisam conter o avanço dos super-soldados mutantes. Em alguns jogos, que se estendem pela madrugada, os personagens recebem "cartões de personagem" que lhes explicam a narrativa, enquanto outros selecionam papéis específicos definidos por um livro de regras extra-oficial, um volume online adotado por cerca de 80 parques de paintball nos Estados Unidos.

Velazquez, químico especializado em polímeros que é conhecido entre os adeptos do passatempo por seu nome de guerra, Coyote, começou disputando torneios de paintball convencional, e conta que quase abandonou o hobby -mas um dia compareceu a um jogo inspirado em "Senhor dos Anéis". Ele diz ter comparecido ao jogo porque é fã de Tolkien, e imaginava que lá poderia vender seu equipamento de paintball. Mas saiu do evento convertido em fã dos jogos temáticos.

"Encontrei uma perspectiva completamente diferente sobre o paintball", diz, "na qual todo tipo de pessoa pode ter impacto em campo, e por isso todos os jogadores - os magricelos, os rechonchudos, os mais velhos - são aceitos sem dificuldade". Patrick McKinnon, que com a mulher, Diane Howe, produz a batalha de Dark Angel, explica de outra forma: "São meninos grandes brincando com seus brinquedos, algo de muito americano".

O conceito de paintball temático existe há quase tanto tempo quanto o paintball em si, criado em 1981, em New Hampshire, quando dois amigos descobriram uma nova forma de empregar um aparelho cujo uso primário até então era marcar gado e árvores a distância. Mais recentemente, os jogos temáticos ganharam força, à medida que os fabricantes de equipamento de paintball começaram a atender à demanda por realismo e por produtos de qualidade.

No final dos anos 90, esses jogos atraíam usualmente por volta de 50 pessoas. Mas a popularidade dessa modalidade explodiu, nos últimos anos. O primeiro jogo temático Invasion of Normandy produzido pela Skirmish USA atraiu 1,7 mil jogadores ao campo da empresa, em Jim Thorpe, Pensilvânia, em 2002. Para o Invasion of Normandy deste ano, em julho, a organização antecipa que haja cinco mil inscritos.

Do lado de fora da área de jogo, os participantes de Dark Angel removiam os óculos de proteção; a atmosfera se tornava mais relaxada. A maior parte das equipes estava acampada no local. Os jogadores se reuniam nas barracas de comida e bebida, assistindo a vídeos de edições passadas, removendo a tinta de seus corpos e esperando para voltar à disputa perto de uma área que um observador definiu como "a zona verde".

Vestindo uniforme de camuflagem completo, Bruno Vadala, técnico de computador do norte de Nova Jersey, disse ter descoberto o paintball temático depois de levar seu filho a uma festa de aniversário em um campo local de paintball. Mais tarde, quando deu uma festa para o menino no mesmo local, Vadala conta que alguém mencionou um jogo temático.

Passados quatro anos, Vadala e o filho, que hoje tem 14 anos, se tornaram participantes regulares desse tipo de torneio, e Vadala foi o segundo em comando de uma equipe "vietnamita" que derrotou os "norte-americanos" no NJ Nam, um evento anual no aeroporto de Williamstown, Nova Jersey, visto por muitos como um dos mais realistas dos jogos temáticos de paintball.

Um final de semana de guerra

Jogos temáticos de paintball costumam começar na tarde de sábado e duram até a madrugada, ainda que a maioria dos jogadores sem equipamento de visão noturna ou lanternas muito possantes opte por abandonar a partida quando escurece. A disputa recomeça domingo bem cedo, e em geral se encerra em uma grande batalha no começo da tarde. As regras usadas pela maioria dos organizadores estão disponíveis em www.scenariopaintball.com.

O jogo Invasion of Normandy, com cerca de cinco mil participantes, começa em 14 de julho na Skirmish USA, em Jim Thorpe, Pensilvânia (800-754-7647; www.skirmish.com). Em 11 e 12 de agosto, Deadwood será revivida na Strategy Plus Paintball - Bear Swamp Road, East Hampton, Connecticut (www.strategyplus.com). Os cidadãos de Deadwood se dividirão entre os adeptos de Al Swearengen e os de seu rival Cy Tolliver.

Já o DEA vs. the Cartel II é uma atração popular de final de verão, e acontece em 1 e 2 de setembro no centro de treinamento urbano da Guarda Nacional do Alabama, em Anniston, Alabama (205-672-2860).

fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/jornais/interna/0,,OI1708053-EI8255,00.html

Nenhum comentário: