quinta-feira, novembro 16, 2006

Combat T-98 - Mais forte que um Hummer

Fabricado pelos russos, o Combat T-98 segue a receita do utilitário americano e acrescenta uma poderosa blindagem



O que acontece quando os russos resolvem construir seu próprio Hummer, o jipe americano que ganhou fama desde a primeira guerra no Iraque, em 1990? E quando resolvem lhe acrescentar blindagem antiterrorismo? Se você acredita que ver um Hummer crescendo no retrovisor é uma das imagens mais assustadoras que se pode ter no trânsito, prepare-se para conhecer o Combat T-98.

A empresa Combat Armouring Group, fundada em 1985 com sede em São Petersburgo, Rússia, tem como histórico a produção de veículos blindados para o exército, bancos e companhias de segurança. Até 1990 só produziu protótipos baseados em antiquados carros da Lada e da Luaz. Nesse ano entrou em produção o Pilot, um veículo de dois lugares com motor Audi e tração integral. Em 1993 a empresa passou a se especializar na fabricação e adaptação de veículos blindados e, cinco anos depois, começou a produzir por encomenda o Kanonir 4x4, um pequeno utilitário. Além disso, passou a blindar veículos da russa UAZ.


Foi também em 1998 que o projeto do Combat T-98 foi idealizado. Segundo a empresa, o objetivo era produzir "o melhor veículo blindado não-militar do mundo". Inicialmente usava veículos comuns e adicionava placas de blindagem e vidros à prova de balas. Com resultados aquém do esperado, a empresa percebeu que os veículos modificados não protegiam completamente seus passageiros. Assim, os projetistas construíram o primeiro protótipo em 2000. Três anos mais tarde a Combat passou a atender clientes que consideravam o Hummer vulnerável demais para suas necessidades.



O T-98 é construído artesanalmente e está disponível em diversas configurações. Pode-se escolher entre picape cabine-dupla e utilitário do tipo perua, com opção de entreeixos alongado em ambos. Além disso, é possível optar entre dois motores General Motors: o Vortec V8 a gasolina de 8,1 litros, com potência de 400 cv e torque de 63 m.kgf, e o Duramax turbodiesel de 6,6 litros, 300 cv e 72 m.kgf. Todas as versões têm câmbio automático de cinco marchas e suspensões da GM.

Mas o que realmente interessa no Combat T-98 é sua blindagem. Disponível do nível B2 ao B7, atende às rigorosas necessidades de clientes especiais, como chefes de estados, sultões do petróleo e presidentes de grandes corporações. Na configuração básica, com blindagem B2 resistente a disparos de pistola Magnum 357, é equipado com bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS), ar-condicionado, controlador de velocidade, computador de bordo, bancos aquecidos com ajustes elétricos, revestimento em couro e apliques de madeira nobre. Como opcionais, faróis de xenônio (baixos e altos) e sistema de entretenimento. É possível optar pelo acabamento Presidential, que como a denominação indica é voltado a chefes de estado.



O segundo nível suporta balas de calibre 7.62 e o terceiro pode enfrentar terroristas com rifles AK-47. Por fim, o nível B7 antitanque inclui placas de cerâmica entre as camadas de aço de blindagem. Para os níveis mais altos de proteção, o piso é projetado para suportar explosões de minas terrestres e granadas.



O T-98 tem pneus que podem rodar vazios, pára-choques dimensionados para agüentar grandes impactos (para saída forçada de alguma emboscada) e janelas com até 50 mm de espessura! Pode pesar mais de cinco toneladas, mede mais de cinco metros de comprimento e dois de largura e atinge 180 km/h. As rodas podem ser de 17 até 20 pol, com pneus entre 315/70-17 e 325/60-20.



Segundo a empresa, não seria possível adaptar um Hummer para suportar tanta blindagem. Além disso, o Combat é o veículo blindado 4x4 mais rápido do mundo.



Ultra AP - Evolução do Hummer:
http://webscraps.blogspot.com/2005/10/ultra-ap-armored-patrol.html

Nenhum comentário: